Os cálculos renais, também conhecido como pedra nos rins, são formações endurecidas nas vias urinárias que resultam no acúmulo de cristais que saem durante a urina. A eliminação desses cálculos pode causar dores intensas. No entanto, a maioria dos casos podem ser prevenidos.

 

É muito comum que os cálculos ocorram por conta do cálcio que pode estar combinado com uma das duas substâncias: Oxalato ou fósforo. Evitar o problema significa impedir a formação desses cálculos.  Daremos algumas dicas para prevenir a formação de pedras nos rins. Confira!

  

1. Beba muita água, mantenha-se hidratado


A maneira mais comum de evitar os cálculos renais é muito simples: beber muita água! A quantidade mínima é de 2 litros por dia. A ingestão de sucos naturais e bebidas cítricas também pode ajudar a impedir a formação das pedras.


2. Evite alimentos ricos em oxalato


Esta substância pode ser encontrada em alimentos vegetais como folhas verdes, frutas, verduras e cacau. Por isso, é necessário evitá-los para prevenir o aparecimento de pedras nos rins, ficando livre dos sintomas e dores intensas.


3. Reduza o sódio


A alta ingestão de sódio pode aumentar a quantidade de cálcio na urina, levando ao desenvolvimento de pedra nos rins. O ideal é não ultrapassar o consumo de 2 gramas por dia, indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


4. Excesso em consumir de proteína animal


O excesso de ingestão da proteína animal, como carnes vermelhas, aves, ovos e frutos do mar aumenta o nível de ácido úrico que pode gerar pedra nos rins. Pessoas propensas a sofrerem com os cálculos renais devem limitar o consumo diário de carne a uma quantidade indicada pelo médico ou nutricionista.


5.     O dobro de cuidado em dias quentes


Os casos de cálculo renal aumentam em cerca de 30% durante o verão. Isso porque ocorre a perda de líquido pela transpiração. Por isso, o aumento da ingestão de água é imprescindível nos dias quentes, além do uso de roupas mais leves, evitando a transpiração excessiva. 


Lembrando que é indispensável a avaliação de um médico urologista para o acompanhamento de cálculos renais. A Próstata Brasília tem um corpo clínico urológico de ponta, oferecendo um atendimento referência em Brasília.

Agende agora mesmo a sua consulta!