O toque retal, conhecido como exame de próstata, é um procedimento de suma importância para detectar alterações na glândula, como nódulos ou endurecimentos perceptíveis com a palpação que podem levar a suspeita do câncer de próstata.

 

O câncer de próstata é responsável pela morte de 1 em cada 41 homens com a doença no país. Quando descoberto ainda em sua fase inicial, tem maiores chances de cura, além das possibilidades de tratamentos menos invasivos ao paciente. Por isso, fazer o toque retal rotineiramente, pode garantir o diagnóstico precoce da doença.

 

Além do câncer de próstata, o exame de toque pode avaliar alterações no reto e no ânus, como fissuras, hemorróidas ou nódulos. É um procedimento rápido, indolor e que não interfere na sexualidade do homem. No entanto, caso o indivíduo tenha fissuras anais ou alguma infecção, poderá sentir algum desconforto. 


Quando fazer?

 

O procedimento é realizado por um urologista e é indicado para homens a partir dos 50 anos, com ou sem sinais ou sintomas de alteração na próstata e em homens a partir dos 45 anos com histórico da doença na família.

 

O exame de toque retal também é indicado para diagnósticos de patologias como:

 

- Hiperplasia prostática benigna;

- Problemas no abdômen;

- Hemorróidas.

 

Em casos de suspeita de câncer, o médico urologista poderá solicitar um exame de PSA. Caso comprovado a doença, outros exames poderão ser solicitados.  

  

Como é feito?

 

O exame é feito no consultório médico, através da inserção do dedo indicador, que é protegido por uma luva de látex lubrificada, no ânus do paciente. Assim, é permitido sentir o local, podendo também palpar a região posterior da próstata.

 

O procedimento é realizado com o paciente deitado sobre o lado esquerdo, também podendo ser feito na posição genupeitoral, com os joelhos e o tórax apoiados na maca. 


Há muito preconceito sobre o exame de toque retal, pois muitos homens acreditam que o procedimento fere a sua masculinidade. Entretanto, o exame nada afeta quanto a isso, muito pelo contrário, pois se trata de responsabilidade com a própria saúde.  


Nós da Próstata Brasília somos referência em exames e tratamentos urológicos no DF. Utilizamos equipamentos tecnológicos de ponta, além de uma equipe especializada para melhor atendê-lo. 


Agende já a sua consulta e tire essa e outras dúvidas.