O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre homens, sendo a quinta maior causa de morte entre eles no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, o Laboratório Nacional de Biociências, no Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), desenvolveu uma vacina que estimula o sistema imunológico a combater o câncer.   

 

As análises iniciais foram feitas em camundongos e os primeiros resultados foram surpreendentes. Em alguns animais, o tumor foi eliminado completamente. A vacina usa as células tumorais do próprio paciente que receberá o tratamento e secreta citocina GM-CSF, estimulando a proliferação e a manutenção de diferentes tipos de células de defesa evitando que se multipliquem descontroladamente no organismo.

 

A vacina ainda não está no mercado, não sendo aplicada ainda, porém, após a finalização de todos os testes, ela poderá fazer parte dos principais procedimentos urológicos dentro de alguns anos. 

 

Tratamentos atualmente disponíveis para combater o câncer de próstata

 

Quando descoberto em seu estágio inicial, o câncer de próstata tem muito mais chances de cura, incluindo maiores opções de tratamento. As principais formas são:

 

- Cirurgia: É o método mais utilizado. Consiste na retirada completa da próstata através de um corte feito no abdômen do paciente, sob anestesia geral.

 

- Cirurgia robótica: Auxiliado pelo robô Da Vinci, que entrega movimentos suaves e precisos através de suas pinças articuladas, a cirurgia se torna menos invasiva que a convencional, preservando a próstata do paciente, evitando efeitos colaterais.

 

- Radioterapia: Consiste na aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata, tendo como objetivo eliminar as células do câncer. Pode ser usada em casos onde a cirurgia está contra indicada ou quando o paciente recusa esse tipo de tratamento.

 

- Tratamento hormonal: Neste procedimento são usados remédios para regular a produção dos hormônios masculinos que promovem o desenvolvimento da doença no indivíduo.


Nós da Próstata Brasília trabalhamos com os melhores tratamentos para combater o câncer de próstata, sendo referência em Cirurgia Robótica no DF, procedimento inovador e menos invasivo.

 

E não se esqueça de manter os exames em dia. O ideal é que homens acima dos 50 anos faça o exame de toque regularmente. O diagnóstico precoce pode garantir uma maior chance de cura ao paciente. 


Agende agora mesmo a sua consulta!