O estudo urodinâmico é o exame que permite avaliar a dinâmica do aparelho urinário inferior, analisando o comportamento da bexiga nas fases de enchimento e esvaziamento.

 

 

Para que serve o estudo urodinâmico

 

O procedimento possibilita um estudo profundo sobre o trato urinário, como, pressão do fluxo, o tempo de produção e a adequação dos níveis das vias urinárias, analisando se há obstrução ou falência da bexiga. O exame urodinâmico também avalia a função dos esfíncteres (músculos responsáveis por conter a urina e evitar a incontinência).

 

Algumas das patologias que o estudo urodinâmico avalia:

 

- Incontinência urinária

- Infecções urinárias

- Retenção urinária

- Presença de contrações involuntárias

 

A principal vantagem desse exame é que ele pode trazer com bastante objetividade, através de números e gráficos, como anda o funcionamento da bexiga e a uretra de ambos os sexos.

 

 

Como é feito? O estudo urodinâmico é doloroso?

 

O exame é feito com um cateter que tem um sensor na ponta onde é colocado na uretra e é conectado a um computador, com a duração de 30 minutos em média. É um procedimento pouco invasivo, porém, não é dolorido e deve ser feito com o paciente acordado, apenas pode causar um certo desconforto.

 

O paciente é colocado sob a maca onde é inserido suavemente um tubo flexível (sonda de esvaziamento) em sua bexiga medindo, assim, o volume da urina e avaliando se existem indícios de infecção urinária. É então inserido um pequeno tubo na uretra que permitirá encher artificialmente a bexiga com soro para avaliar as pressões dentro do órgão.

 

Durante o exame, o médico realizará uma série de exercícios como tossir, fazer força com a barriga, entre outros procedimentos. A primeira fase do estudo termina quando o paciente não tolera mais o enchimento da bexiga. Já a segunda fase do ciclo é mais simples e consiste em urinar no recipiente acoplado ao computador que permitirá ao médico interpretar os resultados através da correlação dos valores e ocorrências observadas durante o estudo urodinâmico.

 

 

Quem pode realizar o exame?

 

O procedimento pode ser feito por pessoas de todas as idades, desde que consigam compreender e fazer as indicações do médico durante o exame e que tolerem a colocação das sondas.

 

Há limitações apenas para crianças muito jovens, idosos ou pessoas com alguma necessidade especial, limitação física ou mental. 



A Próstata Brasília é referência em exames urológicos, utilizando equipamentos de ponta para trazer total precisão aos resultados. Temos uma equipe especializada e pronta para atendê-lo. Marque agora mesmo sua consulta!