O exame de PSA é feito para determinar se um homem possui o tecido prostático benigno ou maligno. É solicitado pelo médico urologista para avaliar as condições das glândulas, não somente para o diagnóstico do câncer de próstata, mas também para outras patologias como a hiperplasia benigna da próstata. O seu nível irá depender de vários valores, como:

 

- Tamanho da próstata

- Idade (homens acima dos 50 anos)

- Presença de nódulos

- Inflamação na glândula   

 

Além do câncer de próstata, outros fatores para o aumento do PSA no sangue são as inflamações na próstata, também conhecidas como prostatite aguda ou crônica. Infecções urinárias, retenção de urina e a realização de procedimentos como biópsia, cirurgia de próstata, entre outros, também podem influenciar.

 

 

Como é feito o exame PSA

 

O nível de PSA é medido através do exame de sangue que deve ser feito com o paciente em jejum. O procedimento não causa nenhum tipo de desconforto e a coleta de sangue é feita de acordo com a avaliação do médico urologista.

 

No geral, o profissional pedirá o PSA total, mas também poderá solicitar a quantidade de PSA livre (quantidade que não está ligada a nenhuma proteína).

 

 

Resultado – Valores de referência

 

O valor do PSA é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml, entretanto, em casos onde o PSA varia entre 2 e 10 ng/ml, o especialista pode pedir o PSA fracionado para que seja melhor avaliado.

 

A taxa PSA pode ter um aumento natural no corpo em decorrência da idade. Em alguns casos de câncer, os números podem não apresentar nenhuma alteração.

 

 




Preparação para o exame

 

É necessário tomar algumas precauções para o sucesso do exame de PSA, como:

 

- Jejum de no mínimo 3 horas antes do exame

- Não fazer o uso de sonda ou supositórios por pelo menos 3 dias antes do exame

- Não ter ejaculado nas últimas 48 horas

- Não ter praticado atividade física nos últimos 2 dias

 

 

A Próstata Brasília é especialista em exames e tratamentos urológicos no DF. Usamos equipamentos de ponta para obter resultados precisos para iniciar o seu tratamento com uma equipe referência em urologia em Brasília.