O exame de urofluxometria é um procedimento simples e urológico que permite observar a velocidade do fluxo urinário e o volume da urina durante a micção. Com isso, o médico urologista é capaz de tirar conclusões sobre os aspectos da bexiga e uretra, como obstruções, entre outros.

 

 

Como é realizado a urofluxometria

 

O exame é rápido, simples e não invasivo, onde o paciente, em condições de privacidade, urina de forma natural em um recipiente denominado fluxômetro ligado a um computador. O aparelho de urofluxometria cria um gráfico que apresenta alterações do fluxo, permitindo ao urologista avaliar o seu pico máximo e o tempo aproximado para esse pico ser alcançado.

 

Por ser um procedimento simples e indolor, não é necessário nenhum tipo de anestesia. O paciente não precisa de uma preparação prévia, sendo necessário apenas a ingestão de água minutos antes da realização do exame, fazendo com que o indivíduo sinta vontade de esvaziar a bexiga

 

Alguns dos sinais que podem levar o médico urologista a solicitar os exames são:

 

- Dificuldade de urinar

- Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga

- Vontade incontrolável de urinar

- Dores durante a micção

- Incontinência urinária

- Aumento da frequência de idas ao banheiro para urinar, principalmente à noite.

 

 

 

Para que serve o exame de urofluxometria?

 

O exame serve para auxiliar o urologista no diagnóstico de doenças urológicas através da velocidade e do fluxo da urina do paciente, avaliando a bexiga, uretra e próstata.

 

Algumas das patologias que podem ser identificadas através do exame de urofluxometria, são:

 

- Hiperplasia benigna da próstata

- Infecções urinárias

- Estenose da uretra

 

 

Indicações

 

A micção deve ocorrer de forma espontânea, ou seja, quando o paciente sentir vontade de urinar. O exame é mais eficaz quando realizado com a bexiga cheia, sendo importante que o paciente não tenha urinado nas últimas duas horas, além de beber bastante líquido.  

 

É importante que o indivíduo submetido ao exame interrompa quaisquer medicamentos que possa estar fazendo o uso antes do exame, para que não influencia nos resultados. Além disso, devido ao fato de ser um procedimento simples e indolor, pode ser feito por crianças, adultos e idosos de qualquer sexo. 



A Próstata Brasília é referência em exames de urofluxometria no DF, utilizando equipamentos de ponta para trazer mais precisão aos resultados. Além de prestar um serviço de qualidade, com uma equipe especializada e pronta para melhor atendê-lo. Agende agora mesmo a sua consulta!