O aumento da próstata excessivo da próstata é também conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), esse aumento causa um bloqueio da uretra, de forma a trazer dificuldade para urinar e micção constante ou, até mesmo, a incapacidade de urinar. O tratamento pode ser feito com medicamentos, mas em casos mais graves, os médicos indicam que seja feito com a Enucleação com Laser de Hólmio da Próstata (HoLEP)


O que é a HoLEP? 

A HoLEP é muito semelhante a cirurgia de próstata aberta, porém, sem a incisão. O procedimento remove todo o tecido excedente, após, um outro instrumento é usado para cortar o tecido da próstata em pequenos fragmentos para uma remoção mais fácil e possibilitando a análise do tecido removido para descartar condições como o câncer de próstata.


Como a maioria das cirurgias a laser, o HoLEP também oferece uma rápida recuperação e alívio dos sintomas, não sendo necessário no futuro, uma reoperação para tratamento da HPB.


Quem não pode ser candidato ao HoLEP?

Existem pacientes que por algumas particularidades, não podem fazer a cirurgia usando o método HoLEP são esses:

  • Têm problemas de sangramento;

  • Já fizeram alguns tratamentos de próstata;

  • Caso não possa se deitar de costas com a perna levantada.


Antes de qualquer coisa, é sempre importante consultar um médico. Nós da Próstata Brasília cuidamos da saúde do homem. Somos referência em tratamentos urologicos em Brasília e estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.