Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), é o aumento da próstata causando um bloqueio da uretra, de forma a trazer dificuldade para urinar e micção constante ou, até mesmo, a incapacidade de urinar. Para o tratamento, muitos urologistas geralmente indicam que os pacientes usem medicamentos que relaxam o músculo da próstata e possam aliviar os sintomas. Em caso mais graves, o médico pode recomendar a cirurgia, por isso, é muito importante consultar um médico urologista.


O bloqueio da Uretra, por causa do aumento da próstata, pode trazer diversas complicações aos homens, como retenção urinária e pedra nos rins, por isso, o tratamento geralmente é iniciado com medicamentos que possam aliviar os sintomas.


Os medicamentos são em sua maioria derivados hormonais e alfa-bloqueadores. Os derivados hormonais são remédios para reduzir os hormônios masculinos e diminuir o tamanho da próstata, como finasterida e dutasteride. Os alfa-bloqueadores são os remédios que relaxam os músculos da próstata, como tansulosina, alfuzosina, doxazosina e silodosina. Existem também antibióticos que auxiliam na redução da inflamação da próstata, como a ciprofloxacina. O tratamento pode levar de 3 a 6 meses para que o paciente note uma grande mudança no seu quadro da HPB.


Como aliviar o desconforto da próstata aumentada?

Existem métodos para aliviar o desconforto causado pela HPB. Confira as dicas:


  • Evite segurar a urina. Sempre que tiver vontade, urine;

  • Não beba muitos líquidos de uma vez. Principalmente em determinados horários do dia e em locais que não possuam banheiro ou um acesso facilitado.

  • Mesmo quando não houver vontade, urinar de 2 em 2 horas;

  • Fortalecer os músculos pélvicos com exercícios físicos ou fisioterapia;

  • Ao final da micção, aperte a uretra, para evitar infecções;

  • Quando possível, evitar medicamentos que possam reter a urina;

  • A prisão de ventre pode causar maior desconforto da Próstata aumentada, por isso, é necessário aumentar a ingestão de água e alimentos laxantes, para que o intestino funcione corretamente.


Antes de tomar qualquer precaução, é sempre importante consultar um médico. Nós da Próstata Brasília cuidamos da saúde do homem. Somos referência em tratamentos urologicos em Brasília e estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.