O Câncer de próstata, como o nome já diz, afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O Câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. A função da próstata é produzir um líquido que compõe o sêmen, nutrindo e protegendo os espermatozóides. Para investigar os sinais e sintomas do câncer, os homens necessitam fazer dois exames iniciais, o exame de toque retal e o de PSA. Para tratamento, é indicado fazer a cirurgia robótica.


Sobre a radioterapia


A radioterapia é um tratamento que utiliza radiação ionizantes para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. A radiação não é visível e o paciente não sente dor durante o procedimento. A radioterapia para o tratamento de Câncer de Próstata, ainda que não muito usado, também é muito indicado. Os tratamentos por radiação podem ser de dois tipos radioterapia externa e braquiterapia ou radioterapia interna. Mesmo que não muito explorada, a radioterapia possui resultados similares em comparação com a cirurgia radical se aplicada com doses certas e técnicas de tratamento modernas. 


Entendendo os tipos de radioterapia

Radioterapia externa: Usado para curar tumores em estágio inicial ou aliviar sintomas, a radioterapia externa foca sobre a glândula prostática a partir de uma fonte de radiação externa. A aplicação e feita por um aparelho que fica afastada do paciente.


Radioterapia interna: Geralmente utilizada para tratamento de câncer de próstata em estágio inicial, a braquiterapia usa pequenas sementes radioativas colocadas diretamente na próstata. É uma melhor opção para homens com maior risco de desenvolver câncer fora da próstata. A aplicação é feita pelo médico em contato com o local.


Antes de qualquer coisa, é sempre importante consultar um médico. Nós da Próstata Brasília cuidamos da saúde do homem. Somos referência em tratamentos urologicos em Brasília e estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.