O crescimento benigno da próstata é comum em homens, mas a partir do momento que essa mudança afeta a qualidade de vida, é necessário buscar um médico. O aumento da próstata é conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e pode causar um bloqueio da uretra dificultando a micção constante, ou até mesmo a capacidade de urinar. Existem diversos métodos de tratamentos, um deles é a Ressecção Transuretal de Próstata (RTU) clássica ou Bipolar.


A RTU Bipolar é mais indicada que a clássica por ser mais segura, possuindo uma alta efetividade na desobstrução da uretra. O procedimento pode ressecar uma quantidade muito grande de tecido com fluxo mínimo de sangue. O tratamento não afeta a continência urinária nem a saúde sexual do homem, a única alteração sexual é a possibilidade de uma ejaculação seca (na ejaculação, o esperma não sai pelo pênis, ele é expelido pela próxima micção). A RTU Bipolar é considerada uma das mais seguras para pacientes, pois pode ser realizada em indivíduos com marca-passo sem que o equipamento precise ser desligado, além disso, pacientes sob efeito de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários pode ser feito o procedimento com perfeição.


Benefícios da RTU Bipolar

Como todo procedimento, a RTU Bipolar também possui seus benefícios. Veja alguns motivos porque:

  • Corte preciso;

  • extremamente seguro;

  • Confortável;

  • Não necessário desligar aparelhos como Conta passos;

  • Rápida recuperação


Após o procedimento, os sintomas melhoram rapidamente já podendo interromper os medicamentos para melhorar a micção, em cinco dias pode retornar as atividades diárias e em duas semanas as atividades rigorosas. Para saber qual procedimento para Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna, consulte um médico.


Antes de qualquer coisa, é sempre importante consultar um médico. Nós da Próstata Brasília cuidamos da saúde do homem. Somos referência em tratamentos urologicos em Brasília e estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.