Blog

Disfunção Miccional Masculina

É uma condição que consiste no funcionamento anormal da bexiga. É comum, em pacientes que sofrem com esse caso, a dificuldade de armazenar ou reter urina. A dificuldade de armazenar é muito em função da hiperplasia prostática benigna, quando a próstata aumenta de tamanho e passa a pressionar a bexiga. Já a incontinência urinária é a micção (expulsão de urina) involuntária.

A hiperplasia prostática benigna tende a ocorrer em homens conforme a idade avança. Porém, é mais comum a partir dos 50 anos. É bem comum que os pacientes tenham episódios como micção fraca, vontade de urinar e sensação de bexiga cheia com frequência maior que o normal, incapacidade de esvaziar a bexiga completamente, entre outros. 

Importante lembrar que a frequência de idas ao banheiro por si só não indica a HPB. A alta ingestão de líquidos ocasiona maior fluxo urinário. Para diagnosticar é preciso consultar e analisar junto ao urologista. 

O tratamento dependerá da situação de cada paciente. Após a realização de exames é possível dimensionar melhor a situação e decidir a linha de tratamento conforme o grau, causa e situações individuais. 

Há pacientes que tratam a incontinência urinária como irrelevante e tentam conviver. Geralmente, essa condição atrapalha e restringe a vida do paciente. A terceira idade acarreta novas condições de saúde, mas não devem ser consideradas normais. O tratamento pode envolver o uso de medicamentos, cirurgia, sondagem intermitente ou fisioterapia para controlar a saída da urina.