Blog

Conheça o exame de PSA

PSA é uma proteína produzida pelo tecido prostático que, através do exame, pode determinar se um homem possui o tecido prostático benigno ou maligno. Seu nível irá depender de vários fatores como o tamanho da próstata, a idade do indivíduo e a presença de nódulos ou inflamação na glândula. É utilizada como marcador tumoral de câncer da próstata. Antes, o diagnóstico era feito somente através do exame de toque.  

O exame de PSA é solicitado pelo médico urologista para que seja avaliada as condições das glândulas, não só do câncer de próstata, mas também da hiperplasia benigna da próstata e lesões em geral. Outros fatores que levam o paciente a ter a necessidade de fazer o exame é a idade. Homens acima de 50 anos que estão em risco médio de câncer e homens com idade de 45 anos com parentes de primeiro grau que já tiveram a doença.

O que significa o PSA alto?

Pacientes com PSA menor que 1 ng/ml tem bem menos chances de detectar o câncer de próstata em vista de um homem com PSA entre 3-10 ng/ml. Entretanto, é importante frisar que um PSA baixo não isenta o paciente de ter câncer de próstata. O PSA pode se mostrar elevado por diversos fatores, como processos infecciosos, aumento benigno da próstata e infarto prostático, quando ocorre a obstrução de algum vaso sanguíneo.

Para homens sem histórico de câncer de próstata na família, é recomendado que façam o exame de toque retal e o exame de PSA a partir dos 50 anos.

Preparação para exame de PSA

Antes da realização do exame, é necessário tomar algumas precauções para que tudo ocorra bem, pois a preparação é uma ferramenta importante para o bom desempenho do exame.

Algumas recomendações são feitas, como:

  • Não ejacular nas próximas 48 horas antes do exame;
  • Não praticar atividade física por 2 dias antes do procedimento;  
  • Não fazer uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal por pelo menos 3 dias antes do exame de PSA;
  • Não fazer ultrassom transretal por pelo menos 7 dias antes do exame;
  • Não realizar colonoscopia, estudo urodinâmico ou biópsia de próstata nos últimos dias que antecedem o exame;
  • Jejum de no mínimo 3 horas antes do exame.

Como é realizado o exame de PSA?  

O nível de PSA é medido através do exame de sangue, procedimento realizado em jejum. Diferente do exame de toque, ele não causa desconfortos e a coleta de sangue deve ser feita de acordo com a avaliação médica.

Além do câncer de próstata, outros fatores responsáveis por causar o aumento de PSA no sangue são as inflamações na próstata, conhecidas como prostatite aguda ou crônica. Além disso, infecção de urina, retenção urinária aguda, hipertrofia benigna da próstata e a realização de procedimentos médicos como biópsia, cirurgia de próstata, entre outros, também podem contribuir.