HPB – HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA

A próstata aumentada acontece quando a glândula reprodutiva masculina cresce de maneira anormal. À medida que a glândula vai crescendo, ela pressiona a uretra, causando problemas na bexiga e no trato urinário. Esta condição é chamada pelos médicos de hiperplasia prostática benigna (HPB).

O crescimento da próstata é natural nos homens conforme eles vão envelhecendo. Entretanto, há casos onde o crescimento começa a bloquear a passagem da urina pela uretra. As causas para esse aumento da glândula ainda são desconhecidas. Algumas hipóteses são levantadas pelos médicos, como a mudança no equilíbrio dos hormônios sexuais que acontece normalmente com o passar dos anos.

Sintomas de próstata aumentada

Alguns homens com a próstata ligeiramente aumentadas podem apresentar sintomas significativos, enquanto homens com o aumento maior podem ter sintomas pequenos. Em alguns indivíduos, os sintomas podem se estabilizar e até melhorar com o tempo.

Alguns dos sintomas da hiperplasia prostática são:

 

  • Fluxo urinário fraco;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Não conseguir esvaziar completamente a bexiga;
  • Necessidade de esforço para a urina sair;
  • Dor na região dos testículos ou perto do ânus;
  • Presença de sangue no sêmen.

Diagnóstico e Tratamento

A avaliação da próstata para o diagnóstico da hiperplasia prostática benigna deve ser feita
em consulta com um médico urologista, que examinará através do exame de toque retal. Além disso,
o médico também poderá solicitar exames complementares como o PSA. 

Em caso de confirmação da hiperplasia prostática e o valor do PSA estiver acima de 10,0 ng/ml, o urologista poderá solicitar uma biópsia da próstata, a fim de avaliar a possibilidade do aumento ter sido causado por um câncer.

Para os homens que apresentam poucos sintomas, não há necessidade de tratamento, precisando apenas ser acompanhado com o exame de toque retal periódico. Já aqueles com sintomas mais intensos devem ser orientados pelo médico urologista que indicará a melhor opção.

O tratamento tem o objetivo de trazer alívio às manifestações clínicas do paciente, corrigindo algumas complicações relacionadas ao crescimento prostático. As opções podem ser clínicas ou cirúrgicas e será decidido levando em conta as condições do paciente, tamanho da próstata, os danos causados no aparelho urinário e a gravidade dos sintomas.

O melhor a fazer é consultar um médico urologista e realizar todos os procedimentos solicitados.

No Próstata Brasília temos um corpo clínico preparado para oferecer um atendimento de qualidade. Somos referência nacional em urologia.